quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Saúde - Hipertensão Arterial

A hipertensão Arterial, ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro e olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Em 90% dos casos, a doença é herdada dos pais, mas existem fatores que influenciam nos níveis de pressão alta. Entre eles:

- Fumo
- Consumo de bebidas alcóolicas
- Obesidade
- Estresse
- Grau de consumo de sal
- Níveis altos de colesterol
- Falta de atividades físicas

Além destes fatores de risco, sabe-se que sua incidência aumenta com a idade, é maior em diabéticos, entre homens com até 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos.

Sintomas:

Os sintomas da hipertenção costumam aparecer somente quando a pressão aumenta muito. Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaraçada e sangramento nasal.

Prevenção e Controle:

A pressão alta não tem cura, mas com tratamento pode ser controlada. Somente um médico pode determinar o melhor método para cada paciente, mas além de medicamentos, é fundamental adotar um estilo de vida saudável:

- Mantenha o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares, como: não abusar do sal e utilizar outros temperos para ressaltar o sabor dos alimentos
- Pratique atividades físicas regularmente
- Abandone o fumo
- Modere o consumo de álcool
- Evite alimentos gordurosos
- Controle a diabetes

Até a próxima........

Nenhum comentário: