terça-feira, 18 de novembro de 2008

SAÚDE - CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula pequena localizada na base da bexiga, e pode ser responsável por dois processos distintos. O primeiro é o crescimento benigno, chamado de hiperplasia, que acomete quase 90% dos homens após os 40 anos e causa dificuldade para a eliminação da urina.
O segundo é o câncer da próstata, doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata, pode surgir associado ou não ao crescimento benigno, e manisfesta-se quase sempre após os 50 anos.
O câncer da próstata apresenta uma característica bem peculiar: a incidência aumenta com a idade, atingindo quase 50% dos indivíduos com 80 anos.

FATORES DE RISCO

* Idade acima de 50 anos;
* Antecedentes familiares de câncer da próstata, os riscos aumentam de 2,2 vezes quando um parene de 1º grau ( pai ou irmão ) é acometido pelo problema, de 4,9 vezes quando dois parentes de 1º grau são portadores do tumor e de 10,9 vezes quando três parentes de 1º grau têm a doença;
* Os homens com história familiar devem realizar exames preventivos a partir dos 40 e não dos 50 anos, como se recomenda habitualmente;
* Consumo de gordura animal aumenta o risco;
* Dieta rica em frutas, verduras e legumes, grãos e cereais integrais podem ajudar a diminuir o risco de câncer.

SINTOMAS

O câncer da próstata não produz sintomas na fases iniciais. Com o decorrer do tempo podem surgir dificuldades para expelir a urina, jato urinário fraco ou aumento do número de micções. Estes sintomas são comuns nos casos de crescimento benigno, de modo que a presença deles não indica, necessariamente, a existência de câncer, conduto exige uma avaliação médica.
A fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, por infecções generalizadas ou insuficiência renal.

EM BREVE, FALAREI MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO,
ISTO É, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

Fonte: GEAP

Nenhum comentário: